A cabine primária traz segurança e praticidade na distribuição de energia elétrica em empreendimentos industriais e comerciais, como os galpões

A cabine primária é um dos equipamentos mais precisos de distribuição de energia elétrica, pois atua como transmissora de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em alta tensão.

É através da cabine primária que é possível controlar, proteger e distribuir a energia elétrica de forma segura por toda a planta do seu galpão. 

O ideal é que o proprietário que queira ter uma cabine primária em seu galpão contrate um engenheiro eletricista, que irá indicar o melhor modelo para seu imóvel e fará a instalação de maneira correta. 

vista de fora de galpão branco

O que é a cabine primária 

A cabine primária é um equipamento instalado no ponto de entrada de energia elétrica do seu galpão e a sua principal função é conectar o sistema de energia elétrico interno do empreendimento com a rede de distribuição da concessionária local.

As configurações da cabine primária permitem que ela receba a energia em alta tensão e distribua para toda planta do galpão com precisão e confiabilidade.

A instalação do equipamento é indicada para locais onde há alto consumo de energia. O uso da cabine primária é essencial para controlar a alta potência da energia elétrica fornecida por uma concessionária, distribuindo-a corretamente em média tensão.

Além disso, a partir do uso da cabine primária é possível preservar a vida útil de equipamentos e outros aparelhos, devido à transformação da tensão de alta para média. 

Após a transformação realizada pela cabine é possível utilizar as tensões comuns, como 110V, 220V, 380V, prevenindo acidentes que podem ser causados pela alta tensão. 

A cabine primária ainda possui um sistema de aterramento seguro e que é fundamental para seu funcionamento. É esse sistema que garante que qualquer fuga de tensão elétrica será escoada para a terra, evitando acidentes no galpão.

Tipos de cabine primária

A cabine primária compreende em um conjunto simplificado, daí o nome cabine primária simplificada, que ocupa um espaço mínimo de 34m2, potência máxima de 300kVA e contém disjuntor de média tensão, transformadores e chaves. 

Existem três tipos de cabine primária simplificada: alvenaria, poste e blindada. 

A cabine primária simplificada em alvenaria, como o nome já indica, é construída em alvenaria e é utilizada para evitar danos aos equipamentos presentes em recintos separados por divisões incombustíveis, chamados de cubículos.

Esse tipo de cabine é ideal para grandes empreendimentos como indústrias, empresas de gás, shopping centers, condomínios, etc.

Já a cabine primária simplificada poste, ou poste simplificado, é caracterizada pela instalação externa ao empreendimento, feita em poste de concreto com os respectivos materiais necessários para sua fixação. 

A cabine primária blindada, diferente das outras, é fabricada com células modulares padronizadas, com medidas reduzidas. Portanto, o tamanho do equipamento é menor, podendo ser instalado em locais pequenos. 

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre a cabine primária, confira a seguir a importância de contar com ela:

Segurança

As cabines primárias abrigam equipamentos de alta tensão. Porém, todos os módulos que conectam todos os componentes da cabine são protegidos por um invólucro metálico resistente a arco interno. 

Esse sistema proporciona um alto grau de segurança aos operadores que fazem a instalação da cabine, e posteriormente aqueles que fazem sua manutenção. 

A cabine primária também possui um sistema de aterramento que é fundamental para sua segurança. É esse sistema que garante que qualquer fuga de tensão elétrica será escoada para a terra, evitando acidentes no galpão.

Precisão e economia

As configurações da cabine primária permitem que ela receba a energia em alta tensão e distribua para toda planta do imóvel com precisão e confiabilidade.

A cabine primária também garante a economia por parte do proprietário do imóvel, já que o equipamento possui alta durabilidade.

Além disso, é também possível economizar nas tarifas de energia elétrica. 

A maioria dos empreendimentos possui uma ligação de média tensão devido às tarifas reduzidas em relação às de alta tensão. 

ferramentas espalhadas em uma superfície clara

Instalação e manutenção da cabine 

Durante o projeto de instalação da cabine primária, é indispensável cumprir as normas técnicas nacionais e internacionais do mercado. 

Além disso, é imprescindível a conformidade com as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, que garantem a segurança da instalação e dos funcionários envolvidos no uso. 

Para garantir a segurança e o bom funcionamento da cabine primária, opte por uma manutenção preventiva anual. 

O primeiro passo é agendar o desligamento na alta tensão com a concessionária local para evitar acidentes. As empresas costumam agendar para datas em que não há produtividade, ou é menor, como domingos e feriados. 

A manutenção preventiva da cabine primária deve ser feita por pessoal habilitado, que deve utilizar equipamentos adequados e de proteção individual. 

Durante a manutenção é realizada a verificação de todos os elementos que compõem a cabine primária. O sistema de aterramento da cabine e da instalação local também são revisados durante a manutenção.

Além disso, a manutenção inclui laudos e relatórios de conformidade do equipamento e relatórios físico-químicos dos transformadores.

Importância da cabine primária em um galpão comercial

A cabine primária permite a distribuição de energia em um galpão comercial de maneira eficaz e segura, daí a importância de se tê-la em seu empreendimento. 

Além disso, um sistema de distribuição de energia eficiente como o da cabine primária, que transforma energia de alta tensão em média, permite o funcionamento de todos os equipamentos, máquinas e dispositivos de maneira correta, minimizando qualquer acidente.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Disk Galpões para ficar por dentro do setor de galpões.