Ao decidir o que vale mais a pena, o empreendedor deve considerar o cronograma e o investimento disponível, bem como as suas necessidades de retorno.

Em determinados momentos da trajetória de uma empresa, é preciso expandir as operações ou mudá-las para um local mais estratégico e sob medida para as necessidades do negócio, como um galpão. Essa solução é ideal pois acomoda produção, estoque e manipulação de mercadorias

Mas o que vale mais a pena: comprar ou alugar um galpão? A opção deve ser definida depois de colocar no papel todas as características do negócio, principalmente o investimento disponível.

No texto abaixo vamos ajudar você a decidir o melhor para a sua empresa. Selecionamos os principais tipos de galpão, as características essenciais da estrutura logística ideal, além das vantagens e desvantagens de adquirir e de alugar uma instalação do tipo. Confira:

Tipos de galpão

Estocar mercadorias corretamente pode garantir eficiência nos resultados. Considere boas práticas e as características dos produtos para decidir sobre a estrutura a ser utilizada. Abaixo, conheça três

principais tipos de galpão antes de comprar ou alugar um galpão:

Com uma ou duas águas

O galpão convencional, conhecido como aquele como uma ou duas águas, é recomendado para cobrir grandes extensões de área em um único pavimento. A estrutura é formada por alpendres com espaçamentos regulares, sustentados por vigas.

Centros de montagens, estacionamentos e empresas de produtos agrícolas ou industrializados costumam optar por essa estrutura. O modelo possibilita o uso de materiais transparentes ou a construção de pequenas aberturas laterais para aproveitar a luz.

Shed

um dos tipos de galpão, o galpão tipo shed, com telhados em estilo escada conectados

As estruturas do tipo shed podem apresentar vãos simples ou múltiplos. Sua cobertura é estruturada em forma de degraus, proporcionando maior iluminação natural e aproveitamento da ventilação.

Possui um custo de manutenção considerado baixo, cobre grandes áreas com êxito e é bastante versátil, sendo uma opção para diversas finalidades industriais.

Arco parabólico

O galpão em arco parabólico é bastante utilizado nos dias de hoje. Seu formato pode oferecer maior climatização do ambiente, maior ventilação e até mesmo uma acústica melhor, dependendo da finalidade.

A estrutura geralmente é montada no local. O arco parabólico é recomendado ainda para empresas localizadas em regiões de muita chuva, pois facilita o escoamento da água e elimina infiltrações.

Leia também: O que é AVCB e qual a sua importância para um galpão? 

Por que comprar um galpão?

Comprar um galpão garante que você tenha a estrutura disponível a longo prazo, além de contar como um possível investimento patrimonial. Para empresas, algumas das principais vantagens na compra de galpões são:

  • Maior liberdade para realizar modificações na infraestrutura da instalação;
  • Possibilidade de personalização conforme o estilo da empresa;
  • Independência em relação a burocracias: ao ser proprietário de um galpão, você não precisa lidar com tantos contratos e questões burocráticas quanto no caso de uma locação;
  • Via de regra, o investimento dá o retorno e lucro com o passar do tempo;
  • Possibilidade de tomar maior cuidado com questões como manutenção e segurança da estrutura.

Por que alugar um galpão? 

O aluguel é uma opção mais econômica do que comprar ou construir um galpão. É de fácil implantação e ainda permite escolher um local estratégico, próximo de grandes centros urbanos. Algumas das principais vantagens na locação de um galpão são:

  • Agilidade na ocupação e desocupação do local: isso permite aos empreendedores mais atentos que mudem o seu estoque para onde é mais interessante;
  • Liberdade geográfica: você pode alugar um galpão em qualquer lugar geograficamente mais favorável às operações da empresa;
  • Custos fixos: gastos com questões como manutenção e limpeza são minimizados se já constarem como um valor previsível no aluguel, auxiliando na gestão financeira da empresa;
  • Facilidade na implantação: em geral, ao alugar um galpão você já observa a estrutura desejada para as operações, de forma que a implantação fica mais rápida e fácil

Existem no mercado ainda os chamados condomínios logísticos, que possuem vantagens como serviços de manutenção periódica, fácil acesso e maior segurança.

Comprar ou alugar um galpão: qual a melhor solução?

Cada alternativa tem seus prós e contras, dependendo do que é interessante em curto e em longo prazo. É preciso levar em consideração o cronograma e o investimento disponível, bem como as suas necessidades de retorno.

Na maioria das vezes, a situação financeira da empresa é o que define qual o melhor caminho, mas há casos em que é possível investir hoje para colher os frutos no futuro. Tudo depende dos recursos disponíveis.

Para empresas que demandam maior mobilidade e liberdade geográfica, a locação de galpões é uma solução compatível. Por outro lado, para operações logísticas de grande complexidade e que priorizam a possibilidade de modificar a estrutura conforme necessário, bem como no caso de grandes empresas, a compra é uma alternativa a ser estudada.

Na hora de decidir entre comprar ou alugar um galpão, conte com uma grande referência no mercado! A Disk Galpões possui mais de 30 anos de experiência em consultoria no setor. Confira mais de 300 opções de galpões para aluguel e para compra!