Colocar um imóvel para alugar ou colocá-lo à venda é um ato que traz consigo inúmeras burocracias e desafios. Em geral, conta-se com imobiliárias para que tudo corra sem dores de cabeça para o proprietário.

Ao colocar um imóvel para locação, é importante contar com uma administradora idônea e confiável. O contrato de administração de imóveis é fundamental na hora de colocar um imóvel para administrar..

O contrato de administração de imóveis é essencial para resguardar os direitos do proprietário. Quer saber mais sobre o assunto? Continue no texto, explicaremos o que é esse contrato, para que serve, e ainda forneceremos um modelo! A explicação, aqui, se dará especificamente no contexto de administração de imóveis por uma imobiliária, ou seja, aqueles anunciados para alugar ou vender.

O que é um contrato de administração de imóveis

O contrato de administração de imóveis ou, mais especificamente, contrato de administração imobiliária, é aquele celebrado entre uma imobiliária e um proprietário de imóvel que decide, antes de anunciá-lo para aluguel ou venda, contar com uma administradora para cuidar da burocracia. 

Por exemplo, suponha que você possui um galpão comercial em Diadema e sua empresa esteja mudando as atividades para Belo Horizonte. Por questões logísticas, não é vantajoso manter o espaço vazio e sem utilização, então você decide alugá-lo. Para assegurar os seus direitos, uma imobiliária celebrará com você um contrato de administração do referido galpão.

O documento traz informações relevantes sobre a relação entre o proprietário e o administrador, e é fundamental quando falamos em administração de galpões. Trata-se de um documento utilizado no mercado imobiliário, apesar de não estar expressamente previsto em lei.

Na locação de galpões esse documento é muito importante para uma boa relação entre o locador e a administradora. Esse instrumento confere segurança ao contratante, mas para isso deve conter algumas cláusulas essenciais.

Caso específico: administração de galpões

A administração de galpões disponíveis para locação demanda mais cuidados e conhecimentos técnicos específicos. 

Quando o galpão está locado, todo o tempo de utilização do espaço demanda a correta administração para garantir ao locatário uma operação livre de transtornos, rápida, agilizada e transparente. 

Além disso, o proprietário não precisa se preocupar com nenhum detalhe que possa lhe tirar sossego e pode usufruir dos frutos do investimento. 

Para essa tarefa, é preciso contar com profissionais capacitados e experientes, que vão assegurar que todos os procedimentos sejam realizados corretamente: antes, durante e após o encerramento do contrato. 

Assim, os proprietários e os futuros locatários ganham tranquilidade e podem se dedicar a outras demandas, pois sabem que todas as etapas do processo de locação serão feitas por experts no assunto.

Cláusulas essenciais em um contrato de administração imobiliária

Dados completos das partes

Nome completo, endereço, estado civil, nacionalidade e a assinatura, tanto do contratante quanto do contratado, devem estar inclusos.

Caso a pessoa em questão seja casada, é interessante também incluir as mesmas informações dos respectivos cônjuges.

É necessário sempre identificar as partes corretamente, sejam elas pessoas físicas ou pessoas jurídicas. Essa identificação é o que assegura os direitos e ainda a responsabilidade da empresa. 

Valores

Definidos com antecedência, os valores deverão aparecer logo no início do contrato. 

Há casos em que estipula-se uma espécie de comissão ou valor especial, e isso precisa ser especificado de maneira clara. Outras informações, como a data de pagamento e o prazo de vigência, também não podem faltar.

Prazo

Para evitar conflitos futuros, o contrato deve constar o prazo explícito da administração, incluindo a data de início e a data final. 

Descrição do Imóvel

O contrato deve conter uma descrição detalhada do imóvel, constando o endereço, zoneamento, área, espaços agregados e eventuais anexos. 

Além disso, recomendamos que seja juntado um laudo fotográfico bem descrito de todos os setores do imóvel. 

Foro: geralmente é a localização do galpão locado.

Geralmente deixado por último nos contratos de administração, o foro competente (ou foro de eleição), é a definição da localidade responsável para resolver qualquer tipo de problema envolvendo as partes e o contrato.

Como rescindir um contrato de administração imobiliária? 

Em geral, a rescisão é prevista no próprio contrato. Caso não haja previsão, é possível fazê-la em qualquer momento. Porém, serão seguidos os processos informados no documento, como a eventual cobrança de multa ou a necessidade de aviso prévio de geralmente um mês. 

A relação deve ser pautada em confiança

Um contrato de administração imobiliária demanda confiança entre as partes. Afinal, o administrador é quem fará todo o levantamento do valor para o locatário e de suas garantias, bem como será o emitente do boleto de cobrança de eventual aluguel.

Em geral, em alguns contratos, o administrador é quem recebe o valor locativo para repassar ao locador, já com a retenção de IR e outros impostos e taxas. 

Em função da confiança que deve existir entre as partes, em muitos casos é comum que as administradoras permitam a rescisão contratual sem nenhum ônus ao locador. 

Após o pagamento das devidas taxas e a resolução de eventuais pendências previstas no momento da locação, é elaborado um Termo de Rescisão, assinado pelas partes envolvidas, anexado ao Contrato de Administração.

Cuidado com as informalidades

É muito comum no Brasil que as administradoras de imóveis acabem abrindo exceções ou acordos informais durante um processo de locação, deixando fatores importantes e obrigações judiciais de lado.

Atender às exigências legais e às padronizações dos processos é, além de uma postura ética e correta, a melhor forma de garantir que os direitos e deveres de ambas as partes sejam cumpridos, além de evitar uma série de prejuízos e conflitos no futuro.

Por isso, quando buscar uma administradora de imóveis para seu galpão, assegure-se de que é uma empresa confiável e que se preocupa com a segurança jurídica e administrativa do seu imóvel, como é o caso da Disk Galpões!

Procura um galpão para desenvolver o seu negócio? Entre já em contato com a Disk Galpões. Em matéria de aluguel, venda e administração de galpões, a empresa é referência no mercado, com mais de três décadas de experiência no setor imobiliário.