Contratar bons profissionais, avaliar o que cada setor precisa e entender a capacidade de iluminação do produto e a iluminância do ambiente de trabalho são etapas essenciais para economizar lá na frente.

O projeto de iluminação para galpão deve estar em sinergia com as particularidades e as exigências da empresa. Neste momento, dúvidas em relação ao modelo das luminárias, o local onde elas serão dispostas e com o que você deve se preocupar são frequentes.

Questões como o tamanho do local, a atividade que será realizada dentro do galpão, o quanto você pretende investir e que tipo de economia você busca devem nortear o empreendedor na hora de definir como será a iluminação de uma instalação comercial ou industrial.

Inevitavelmente, estas decisões impactarão boa parte das suas despesas com energia. Portanto, confira abaixo a importância de se definir um projeto luminotécnico adequado, suas vantagens e o que deve ser considerado neste momento.

Tenha um projeto adequado

A primeira etapa para que as instalações funcionem bem e durante um bom tempo é fazer um projeto elétrico adequado às suas necessidades. Procure contar com profissionais que estejam à altura do empreendimento, cientes de suas prioridades.

Avalie as necessidades de cada ambiente para não desperdiçar recursos e poder direcionar algum tipo de iluminação específica. É essencial ter em mente com clareza quais são os pontos que precisam de mais iluminação.

Leia também: cabine primária: entenda tudo sobre esse equipamento 

Pense na sua economia

As luminárias de LED para galpões vêm se diversificando ao longo dos últimos anos, pois trazem um conjunto de benefícios em comparação com luminárias tradicionais. Entre elas, destacam-se as do tipo High Bay.

Elas são voltadas para a iluminação para galpões com pé direito alto (de 6 a 25 metros), são de fácil instalação, e podem direcionar a luz com suas lentes, além de possuir ângulo de distribuição luminosa.

As High Bay ainda apresentam baixo consumo de energia elétrica e vida útil muito superior em comparação com as lâmpadas convencionais, o que com certeza vai gerar uma economia ao empreendedor lá na frente.

Vantagens de planejar a iluminação do galpão

uma empilhadeira carregando caixas em um galpão cheio de armários e caixas de papelão

Negligenciar o planejamento da iluminação do seu galpão pode custar caro no futuro. Ao mesmo tempo, dedicar-se à elaboração de um projeto ideal para as suas necessidades pode aumentar o seu potencial de produtividade.

O risco de acidentes diminui, pois uma boa iluminação previne problemas dentro do ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, os funcionários vão notar a preocupação com o local adequado e vão se engajar em suas ações.

Além disso, há economia ainda com o fato de não possuir dispositivos mal instalados ou mal dimensionados, que podem causar custos maiores de energia e produção no decorrer do tempo, além de necessitarem de mais manutenção frequentemente.

Avalie a iluminância

O fluxo luminoso de um determinado produto está especificado em sua embalagem na unidade lúmen (lm), que mede a capacidade de iluminação da lâmpada. Quanto maior esse índice, maior a distribuição de luminosidade.

Portanto, é preciso fazer uma análise da iluminância do local, isto é, da densidade de luz necessária para que sejam executadas tarefas dentro do ambiente. A iluminância, por sua vez, é medida pela unidade lux, que determina a distância e a densidade da luz.

Existe uma norma que regulamenta a iluminação de ambientes de trabalho da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Em geral, recomenda-se de 300 a 500 lux de iluminância (lúmens por m²) no setor produtivo e pelo menos 150 lux em áreas comerciais.

Veja também: laudo de vistoria de imóvel: por que todo galpão precisa de um

A Norma 8995 tem como objetivo estabelecer padrões pautados em visibilidade, movimentação, segurança, produtividade e ergonomia visual, enquanto a iluminância pode ser medida por um aparelho chamado luxímetro, ou dimensionado digitalmente.

Índice de reprodução de cor

Em uma gama de empresas, é imprescindível que as cores dentro do ambiente de trabalho sejam produzidas fielmente. Isso acontece, por exemplo, em indústrias têxteis, nas quais as cores dos produtos precisam ser exatas.

Por outro lado, é bem verdade que, em um depósito, essa questão não é tão importante, mas, dependendo do ramo da atividade, ela não pode ser deixada de lado.

O Índice de Reprodução de Cor está indicado nas embalagens como IRC. Quanto mais próximo esse valor de 100, mais fiel será a cor do objeto.

Antes de comprar uma luminária com IRC muito alto, porém, tenha em mente que uma lâmpada com IRC superior a 70 já é considerada boa para quem trabalha com cores. Portanto, avalie bem qual a sua necessidade antes de adquirir o produto.

Aproveite a luz natural

galpão com vários armários cheios de caixas de papelão empilhadas. O local é bem iluminado.

A luz natural no ambiente de trabalho pode promover economia de energia elétrica e também é uma opção que tem ganhado espaço no mercado por se tratar de uma prática sustentável.

A economia de recursos pode ser refletida até na produtividade dos colaboradores. Por exemplo, é observada uma redução no tempo em que caminhões levam para se mover quando uma área de manobra ou de estacionamento tem sua iluminação otimizada.

Procure implementar layouts diferentes de acordo com os setores presentes na instalação. Em alguns locais, são usados os chamados domus (ou claraboias), um tipo de abertura feita no telhado das construções, como se fosse uma janela no teto.

No entanto, há outros recursos disponíveis no mercado, como a opção por telhas transparentes (ou translúcidas) na hora definir a cobertura do galpão, que por sua vez possuem suas particularidades e necessidades de limpeza e manutenção específicas.

Entendidos estes pontos apresentados acima em relação à iluminação para galpão e como iluminar um galpão, não se esqueça ainda de que é fundamental seguir todas as leis vigentes em relação ao projeto, para evitar problemas legais no futuro.

Quando o assunto é aluguel, venda e administração de galpões, a Disk Galpões é referência no mercado. A empresa possui mais de três décadas de experiência para proporcionar ao empreendedor a tranquilidade necessária para desenvolver sua empresa.