Quando a logística passa a ser uma prioridade, as organizações tornam-se mais ágeis e eficientes, enquanto os processos ficam mais transparentes e controlados.

Gestão, administração, organização… esses conceitos são familiares a qualquer empreendedor. Mas quando lidamos com pontos mais técnicos, como a logística, é comum que haja dúvidas e incertezas. Afinal, qual a importância da logística para empresas? No que ela se difere de outras questões operacionais?

Nesse conteúdo, explicaremos o que é a logística e sua relevância para empresas de qualquer setor. Quer saber como você pode melhorar as organizações do seu empreendimento? Continue conosco!

Veja também: Galpão logístico ou industrial: acabe de vez com essa dúvida

O que é logística

Mão desenhando esquema de transporte de mercadorias

Muito além de uma área operacional, a logística é de extrema importância para qualquer empresa. Ela é capaz de proporcionar melhores experiências de compra ao cliente e também melhores condições de trabalho aos colaboradores, entre outras vantagens.

A sua função é garantir que os produtos, mercadorias e insumos estejam nos lugares certos, na hora certa, e que esses processos sejam realizados gastando o mínimo de recursos possível.

A logística é, então, as operações e metodologias adotadas para fazer uma organização e empreendimento funcionarem. Ela é o conjunto completo de todas as atividades que ocorrem dentro da sua organização.

Por isso, compreender qual a importância da logística para as empresas significa entender a importância de uma boa metodologia organizacional. Ainda não está muito claro? Confira então por que ela deve ser encarada como prioridade, e não como uma opção!

Leia mais: Galpão para logística: dicas para escolher o ideal

O que considerar na logística para as empresas

Economia

A logística é o que permite que os produtos sejam adequadamente entregues aos clientes, com fluxo de informações e pedidos, e as particularidades do transporte irão impactar em uma série de fatores econômicos de todas as empresas.

Em um país continental como o Brasil, as distâncias e a forma que elas são percorridas ganham uma relevância ainda maior. Aqui, as ferrovias são consideradas precárias (apesar de escoarem, por exemplo, a produção de minério) e a principal opção são as rodovias.

Porém, antes de pensar em como você vai distribuir a sua mercadoria, é preciso entender a natureza do seu negócio. Por exemplo, se são produtos agrícolas ou itens comprados pela internet, se serão distribuídos para grandes centros ou para localidades específicas.

Há casos em que o produto possui materiais químicos e precisa ser seguramente transportado, ou outros nos quais o interessante é vender para fora do país. Tudo isso é logística, que demanda serviços e profissionais específicos para cada cenário.

Definidas as preferências, será preciso desenvolver processos cada vez mais eficientes, mas que mantenham os preços acessíveis ao consumidor. No mercado de transporte rodoviário, é comum não hesitar em buscar condições competitivas e novos parceiros.

Com o tempo, os custos operacionais são reduzidos, evitando desperdícios e agilizando etapas. Após isso, na logística corporativa busca-se desenvolver projetos de otimização, tal como a criação de rotas eficientes (roteirização) baseadas em prioridades.

Confira também: Conheça os tipos de docas e escolha o melhor para o seu negócio

Integração

O compartilhamento de informações e dados, a criação de metas conjuntas ou complementares entre diferentes áreas e a redução da burocracia entre os departamentos também são maneiras de impulsionar o crescimento da empresa.

É necessário, portanto, integrar a logística, fazendo com que os setores deixem de funcionar isoladamente. Assim, eles são capazes de garantir juntos o cumprimento de metas e prazos. A logística integrada favorece ainda o trabalho em grupo e a proatividade.

Além disso, o seu relacionamento com fornecedores e clientes pode ser positivamente impactado por uma logística aplicada à integração de diferentes setores, proporcionando mais transparência e proximidade, favorecendo toda a cadeia de suprimentos.

Inovação

Com os avanços tecnológicos, alguns processos conseguem ser influenciados positivamente a ponto de alavancar a produtividade das empresas de forma a mudá-las completamente, como vistos na logística industrial em grandes parques fabris.

Entre eles, destacam-se atualmente iniciativas como os veículos autônomos, as transações por blockchain (tecnologia que viabilizou e popularizou as criptomoedas), o uso de combustíveis e modelos de transporte alternativos e a robotização de processos.

Mais próximas da realidade do empreendedor brasileiro, porém, ações como o same day delivery (entrega no mesmo dia) e os cada vez mais populares aplicativos de celular podem ser estratégias válidas que otimizam etapas e fidelizam o cliente.

Outras possibilidades são ainda a reciclagem e reutilização de materiais, o descarte correto de resíduos e o consumo mais eficiente de recursos como energia e água.

Estimativa da demanda

Dois homens em um galpão transportando caixas sobre uma esteira

Uma etapa imprescindível e que precisa ser realizada com planejamento é a estimativa da demanda. Muitas vezes, ela pode acabar ficando acima ou abaixo do que o estimado.

Caso a demanda se torne maior do que a planejada, faltarão produtos e os clientes ficarão insatisfeitos, podendo migrar para os concorrentes. Por outro lado, caso haja produtos parados em estoque, você terá de fazer promoções ou condições mais favoráveis.

Desta forma, faça de forma minuciosa e precisa a estimativa de sua demanda, para atender às reais necessidades do seu negócio, garantindo abastecimento e entrega.

Acesso à informação

Uma vez integrados os processos da empresa, é possível, por meio de programas de computador, acompanhar os dados de todo o negócio de maneira transparente e ágil.

Atualmente, a tecnologia da informação vem atuando como importante aliada das organizações e da logística empresarial nos processos de planejamento, execução e controle.

Entender como lidar com a tecnologia ao seu redor e, principalmente, compreender como usá-la da forma correta, pode ser um diferencial que garantirá aumento da eficiência dos processos e quem sabe uma vantagem competitiva lá na frente.

Portanto, compreender qual a importância da logística para as empresas pode fazer você repensar o que vem primeiro no seu negócio e gerar um grande diferencial que pode trazer mais produtividade e crescimento.

Em matéria de aluguel, venda e administração de galpões, a Disk Galpões é destaque no mercado de galpões comerciais, logísticos ou industriais. São mais de 30 anos de atuação especializada, com o objetivo de conceder segurança e praticidade ao empreendedor.Acesse nosso site e confira os imóveis disponíveis nas cidades de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Barueri e Guarulhos.