Gerir um galpão não é tarefa fácil e requer muitos cuidados. Muitos problemas podem ser evitados com uma manutenção de galpão preventiva. 

A gestão de uma empresa vai muito além de analisar finanças e questões administrativas. É importante fazer o controle de estoque, acompanhamento de entregas, liderar colaboradores e funcionários e se atentar para eventuais normas de segurança. 

Entre todos os fatores importantes para o gestor observar, a boa conservação e estabilidade do espaço onde ocorrem as operações devem receber prioridade. Nesse sentido, a manutenção de um galpão, independentemente do seu uso para fins industriais, logísticos ou alimentícios, deve ser observada.

Nesse conteúdo, ensinaremos a importância de fazer a manutenção regular em um galpão industrial. Também traremos dicas de como realizá-la por área, bem como dos documentos que devem ser mantidos regulares para evitar problemas burocráticos. Continue conosco!

Qual a importância da manutenção de um galpão industrial?

A manutenção regular é importante para prevenir impasses, interrupções e danos que podem prejudicar o armazenamento ou a operação no ambiente de trabalho.

Geralmente, a função é realizada por empresas terceirizadas, especializadas neste tipo de serviço. 

A manutenção do galpão está diretamente ligada à conservação do local de trabalho e do maquinário utilizado diariamente. A periodicidade ajuda a manter a segurança e até mesmo mitigar eventuais problemas futuros.

Como fazer a manutenção preventiva das áreas de um galpão

1. Pisos

rolo passando algo em um piso de epoxi

Pisos industriais, ou mesmo outros tipos de pisos para galpões, podem se desgastar ou apresentar fissuras com o tempo e conforme o peso das cargas e máquinas que transitam pelo local. 

É importante que a manutenção seja preventiva ou preditiva (quando são acompanhados os parâmetros de eficiência), em vez de corretiva, para que ocorra uma antecipação a eventuais adversidades e gargalos.

Para isso, o primeiro passo é a limpeza com os produtos químicos corretos conforme o material do piso e produtos armazenados no local. Além disso, contar com um bom revestimento também ajuda a garantir a durabilidade e resistência. Por fim, tome cuidado com a movimentação de objetos, móveis e máquinas sem proteção nos pés.

2. Equipamentos de combate a incêndio

Fiscalize sempre as condições dos extintores de incêndio e certifique-se que todos os envolvidos entendam como usá-los. Eles precisam ficar em pontos estratégicos para serem alcançados com facilidade em caso de necessidade.

Também verifique a instalação e funcionamento de caixas de hidrantes, fundamentais em um bom sistema de combate e proteção contra incêndio. 

As instalações elétricas também precisam ser verificadas, pois uma fiação muito antiga pode representar algum risco. O desgaste no isolamento da fiação pode expor o fio e aumentar os riscos de um curto-circuito. 

3. Telhado

Telhado de uma construção de madeira visto de lado

A primeira coisa a se fazer durante a manutenção do telhado é verificar a sua atual condição e o que é necessário ser realizado. Veja se as telhas estão todas no lugar, verifique se não há nenhuma goteira ou infiltrações em época de chuva e garanta que não há rachaduras. 

É necessário também lavar o telhado periodicamente e corretamente para garantir que continue blindando o galpão das ações do sol, da chuva, de tempestades, de granizo, do sereno e de todos os fenômenos da natureza.

4. Rede elétrica e iluminação

Além da manutenção da cobertura, é preciso, como dito anteriormente, manter as instalações elétricas em bom estado. Estar atento à rede elétrica pode garantir uma redução significativa das falhas nos sistemas.

Inspecione as condições das fiações elétricas e elabore um planejamento dos pontos que precisam de melhorias e ajustes. Esse cuidado pode refletir ainda na conservação das máquinas do galpão.

Além disso, a iluminação também deve estar adequada para todas as atividades realizadas no galpão. Assim, é possível economizar tempo e recursos, além de providenciar maior segurança e confiabilidade a todos.

5. Estrutura predial

A manutenção da estrutura predial visa manter a vida útil de uma edificação, essencial para evitar avarias e problemas estruturais.

Portanto, é recomendado que o empreendedor possua um plano de manutenção da estrutura predial, com uma série de ações voltadas à conservação da capacidade funcional do prédio. Novamente, a atuação preventiva é mais indicada que a corretiva.

Quais documentos devem estar sempre regularizados?

Tão importante quanto verificar as condições estruturais e fazer a manutenção do galpão da sua empresa é manter regularizados os documentos necessários para o seu funcionamento dentro da lei.

São alguns dos documentos que precisam estar devidamente em ordem para evitar imprevistos, paralisações e incidentes:

O maior risco de uma documentação irregular é o fechamento da empresa por parte de algum órgão fiscalizador. Outros problemas podem ser advertências ou a cobrança de multas, mas garantir a regularização evita todos eles.

Agora você já tem um melhor conhecimento sobre a importância da manutenção de galpão. Se quiser aprender ainda mais para deixar os seus processos mais rápidos e buscar mais resultados, leia sobre Logística de Distribuição: O Que É e Como Aumentar a Eficiência?