Essas estruturas, geralmente amplas e sob o mesmo teto, podem cumprir tanto funções industriais quanto funções essencialmente logísticas.

É bastante comum vermos barracões, depósitos e construções do gênero perto das entradas de cidades e de grandes rodovias. Mas uma dúvida bastante recorrente na internet é para que serve um galpão e o que de fato é realizado dentro deles.

Os galpões logísticos servem para serem usados como depósitos de materiais e produtos, reservados para operações como recebimento, armazenamento e distribuição.

Nos galpões industriais também há estocagem de produtos, mas neles é realizada principalmente a produção da empresa. Geralmente os galpões são de metal, material muito utilizado na construção civil industrial e que comumente é mais barato. Outras estruturas usuais dos galpões são: alvenaria e concreto (galpões mistos), concreto leve (estruturas mais leves) e concreto mais rígido (estruturas pesadas).

Construir ou alugar um galpão é uma estratégia que grande parte das empresas utiliza para melhorar o setor de logística e de armazenagem. Mas, para isso, é importante seguir algumas recomendações para não errar na hora de escolher.

Abaixo, reunimos 11 características que não podem faltar em uma instalação eficiente para você que ainda se pergunta para que serve um galpão.

Distância entre chão e teto

O espaço que fica entre o solo e o teto, chamado de pé direito. Antigamente, era comum que o pé direito de um galpão tivesse entre 6 a 8 metros de altura. Mas, com a mudança nas demandas de estocagem e armazenamento, um galpão de armazenamento com altura considerada boa tem em torno de 12 metros.   

Deixar de avaliar a altura da instalação é um erro grave e que pode vir a comprometer as operações da empresa, bem como aumentar os custos. Com o pé direito alto, o galpão pode melhorar a iluminação natural e adotar o armazenamento vertical.

Ventilação e temperatura

Deixar o ambiente arejado e adequado, tanto para funcionários quanto para mercadorias e maquinário, é imprescindível para o bom funcionamento do negócio. Além disso, um galpão ventilado evita o aparecimento de mofo e o acúmulo de sujeira.

É muito comum que o ambiente em instalações logísticas fique quente facilmente, devido à arquitetura da estrutura e também à quantidade de material armazenado. Avalie bem as condições durante as estações do ano e cogite climatizar o espaço.

Leia mais: Vistoria em Galpão Industrial: Por Que é Importante

Possibilidade de expansão

O galpão perfeito para uma empresa em desenvolvimento deve ter a capacidade de expandir quando necessário, portanto tenha isso em mente quando for alugar ou construir, a fim de manter as vantagens e benefícios do local escolhido.

Iluminação

Mesmo durante o dia, os galpões costumam ter muitos pontos escuros, devido à quantia de produtos, equipamentos e materiais distribuídos dentro dele. É interessante aproveitar ao máximo a luz natural, sempre atento à economia de energia elétrica.Algumas ideias que podem ser diferenciais são telhas translúcidas ou domus na cobertura. Caso elas sejam aliadas à ventilação natural, são grandes as chances de haver conforto térmico e um ambiente de trabalho que proporcione bem-estar a todos.

Espaço para estacionamento

Tanto em um galpão industrial como em um complexo logístico ideal é necessário um estacionamento amplo, com espaço para veículos de médio e grande porte realizarem manobras, sem que essa etapa se torne uma espécie de gargalo nas operações diárias.

Prefira um lugar plano, com docas e outros tipos de facilitadores para o trabalho de carga e descarga da mercadoria.

Leia mais: Ponte Rolante: Por Que ela é essencial para um galpão?

Localização

A localização estratégica do galpão pode ser um diferencial competitivo da empresa. É importante entender o propósito do galpão para escolher o lugar ideal: sua empresa quer estar perto de clientes e fornecedores? Ou um local mais isolado, com maior segurança, é mais interessante para o tipo de estocagem? 

Na hora de definir a localização, veja quais as suas necessidades. Se busca mais acessibilidade, é relevante buscar um espaço próximo de grandes vias e vias de acesso. Se o foco é na rápida distribuição comercial, o melhor pode ser uma instalação próxima a centros comerciais e pontos de apoio e distribuição. A melhor opção depende da sua empresa, mas lembre-se de que uma boa localização é um fator chave!

Piso resistente

Com o volume de cargas que entrará e sairá diariamente do galpão, é necessário que o piso seja de qualidade suficiente para suportar o peso todos os dias ao longo de um tempo considerável — cerca de seis toneladas por metro quadrado.