Precisando escolher a doca certa para o seu armazém? Confira os principais modelos e funcionalidades a seguir

Ao estruturar um armazém, pensar nos tipos de docas é parte essencial do projeto e pode otimizar ou prejudicar a logística do seu negócio. Isso porque existe um tipo de doca ideal para cada objetivo e escolher a certa pode ser uma vantagem na sua distribuição.

Tudo que chega e sai de um armazém, passa pelas docas. Elas são o começo e o fim da importante etapa de armazenagem e distribuição de produtos. Mas, nem sempre, recebem o devido valor, mesmo podendo contribuir para uma gestão muito mais eficiente.

Se o seu negócio reconhece o valor estratégico das docas em um galpão, o Guia Disk Galpões vem para tirar todas as dúvidas sobre os principais tipos de docas e suas funcionalidades. Confira a seguir e fique por dentro!

vista frontal de galpão marrom e branco

Guia com as principais características de cada um dos tipos de docas

Pensar na organização de um armazém passa necessariamente pela etapa de pensar nas estruturas de docas. São elas que vão definir as funcionalidades e os tipos de atividades que melhor serão desempenhadas em cada galpão. Confira as principais a seguir:

Doca de aproximação

  • Embutida

A doca de aproximação é construída embutida na entrada do armazém, como o próprio nome sugere. Ela fica no mesmo nível dos caminhões, mas sua grande característica é ter um espaço entre ela e o edifício para escoamento de água ou outros líquidos.

É utilizada principalmente em armazéns em que acontecem a carga e a descarga de alimentos perecíveis e produtos de frigorífico.

  • Declive

A doca de aproximação declive é ideal para armazéns construídos em terrenos inclinados. Independente da carga que chega ou sai do galpão, sua principal característica diz respeito à estrutura física de construção do local.

Isso porque ela permite que a entrada da doca fique no mesmo nível que o caminhão para facilitar a carga e descarga de produtos.

  • Fechada

A doca de aproximação fechada é, como o nome sugere, uma entrada reservada para o galpão de armazenamento. Embora não seja um modelo muito utilizado, ele cumpre com eficácia o intuito para o qual foi elaborado.

Pela natureza da sua estrutura, a doca fechada dá mais segurança ao armazém e possibilita um controle maior de temperatura. Deve ser escolhida principalmente quando houver risco de roubo ou quando for necessário manter e controlar a temperatura da carga.

Doca em dente de serra

As docas em dente de serra são ideais para armazéns onde não haja espaço suficiente para manobras dos caminhões de carga e descarga. Para utilização desse tipo de doca é preciso maior cuidado ao manobrar o veículo, uma vez que é mais difícil acertar o ângulo preciso.

Doca reta

Ao contrário da dente de serra, a doca reta é construída quando há espaço suficiente no terreno, tanto internamente quanto externamente. Construída sem desvios, ela dá maior precisão no momento de estacionar para o veículo de carga e descarga.

Doca interna

Ainda que se utilize do espaço interno do armazém, esse tipo de doca é utilizado quando há a necessidade de proteção da carga que chega e sai do armazém. Ela impede que os produtos levem sol e chuva a depender de onde for construído.

Se a carga for delicada e o local em que o armazém estiver localizado sofrer com instabilidade climática, esse é o tipo correto a ser usado.

rodovia de duas vias com galpões em volta

Outra característica importante

É importante saber que, independente dos tipos de docas, cargas ou veículos utilizados, existe um elemento que pode ser usado para equipar e otimizar o espaço. Eles são os niveladores, sempre instalados na entrada das docas.

O objetivo deles é igualar o nível das docas com o nível dos caminhões e dar maior precisão no encaixe deles. Ao escolher a melhor doca para o seu armazém, confira se será preciso a instalação de niveladores nas entradas.

Já sabe o tipo de doca para o seu negócio?

Escolher a doca certa para o seu armazém é garantir eficácia na armazenagem e distribuição dos produtos e otimizar os processos do seu negócio. Analise as especificações dos terrenos, galpões e as necessidades e demandas que o seu negócio vai gerar.

Só assim você será capaz de fazer a escolha certa, então planeje. E se tiver alguma dúvida, já sabe: a Disk Galpões entende do assunto, estamos há 36 anos no mercado alugando, vendendo e administrando galpões e áreas para galpões.

Então acesse o site e contate a Disk Galpões para te ajudar a fazer a melhor escolha.  Será um prazer te ajudar!